O que é um leitor beta e como se profissionalizar

Qual a diferença entre um leitor beta reader e um crítico literário?

Qual a diferença entre um leitor beta reader e um crítico literário? Ambos os leitores fazem leituras críticas e analisam a obra. O crítico literário faz essa avaliação depois de publicado o livro e pode ser um jornalista ou colunista de um site, por exemplo. Enquanto que o Leitor Beta Reader colabora com o autor antes da impressão da obra. No vídeo abaixo mais detalhes para vocês.

Aproveitando essa dúvida, você sabe também qual a diferença entre Leitor Beta, Revisor de livros e Copidesque (ou Copydesk do inglês)? Parece a mesma coisa mas são profissionais com habilidades e focos diferentes. De forma bem prática e objetiva para você não sair desse post com dúvidas:

O revisor de livros fica focado na revisão ortográfica, normas de português culto, pontuação e tudo para o texto ficar tinindo segundo as boas práticas da nossa língua.

O copidesque trabalha a fluência da frase, pode fazer ajustes no texto e estilo em conjunto e com a aprovação do autor. Ele literalmente bota a mão na massa e mexe no texto.

Já o Leitor é beta é um importante personagem aí na indústria da produção literária faz uma revisão precisa do roteiro do livro e da história e aponta para o autor se sua obra literária está emocionante e dá vontade de ficar bem grudadinho nela até o fim do livro. O Leitor Beta Reader não faz ajustes manualmente no texto e não interfere na criação do autor! Ele passa seu feedback de maneira crítica para que o autor decida o que vai fazer.

Não para aí!

Os leitores betas profissionais são DIFERENTES daquele leitor beta amigo e é importante que você apreenda bem essa diferença!

O leitor amigo vai ler seu livro e dar uma opinião, entregar na hora que ele puder e nem sempre terá a compreensão da estrutura literária. O leitor beta reader profissional irá entregar no prazo, fazer um relatório de avaliação de roteiro, personagens e estilo, prestar uma consultoria por vídeo e assim te oferecer um serviço de excelência que vale cada centavo investido.

Se desejar se especializar nessa trilha de Leitor Beta Reader, confira meu curso e será um prazer compartilhar meu conhecimento com você.

Estou com uma turma aberta no Curso Profissão Leitor, clique no botão abaixo:

Queria te fazer um convite especial! Vou te dar muito conteúdo em vídeos feitos pensando no seu crescimento como Leitor:

Preparei muitos conteúdos como este no meu canal Profissão Leitor no Youtube. Se inscreva e ative as notificações para acompanhar as novidades sobre como ser um Leitor Beta Reader Profissional de sucesso.

Podcasts para quem quer aprender enquanto sua vida não para:

Prefere ouvir áudios do carro, enquanto faz as atividades de casa ou naquela hora de café do trabalho em que dá um break? Confira o nosso Podcast Profissão Leitor, que está cheio de conteúdo para você!

Canal no Telegram sem correntes, sem abobrinhas, só conteúdo top sobre betagem:

Ainda falando em áudios e conteúdo de valor, também tenho o canal da Comunidade no Telegram Profissão Leitor e, nele, mando áudios exclusivos que gravo direto, sem cortes e faço um download do que está na minha mente. Indico links, dou dicas e notícias. Tudo isso de forma gratuita! Se você não tem o Telegram ainda, clica aqui que deixei o passo a passo para baixar e usar o aplicativo Telegram. (Ele é parecido com Whatsapp, mas com mais funcionalidades e deixa seu número de forma privada, preservando suas informações. Confira!)

Perfil no Instagram Profissão Leitor com bastidores pelos Stories, bom humor no Reels e muita interação para você seguir e se divertir, além de se informar. Prefere o Tik Tok? Estamos lá também, só seguir por aqui o Perfil do Profissão Leitor no Tik Tok.
 
Tudo isso é só o começo de uma jornada de sucesso em que desejo estar ao seu lado. Deu vontade de se aprofundar e ganhar todos os atalhos? Venha para a turma do Curso Profissão Leitor para se sentir mais seguro na sua leitura beta.
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer fazer um comentário?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *