sobre a autora li mendi

Eu me chamo Eliane, mas meu apelido é Li. Todos me conhecem como a autora Li Mendi. O que falar sobre mim em poucas palavras?

Jornalista, Publicitária, Escritora e Coach, geminiana com Lua em Escorpião e Ascendente em Leão, número 8 no Eneagrama, casada, carioca, mentora e orientadora de alunos criativos que querem brilhar na plataforma digital.

Formação:

Jornalismo e Publicidade na UFRJ. MBA em MKT Digital na FGV e MBA de Inteligência Competitiva e Gestão de Negócios na ESPM.

Li Mendi - Autora de Romances na Amazon

Como tudo começou:

Nasci em 1985 (quando a Internet nem era o que é hoje!). Comecei escrevendo em cadernos redigidos à mão com 14 anos, que eram emprestados aos amigos. Estes deixavam recados ao final sobre o que achavam das histórias.

Depois, a praticidade do word me fez esquecer a letra bonita e comecei a imprimir e encadernar os livros artesanalmente em casa. Os amigos curtiam e o ciclo era pequeno de leitores. Guardo alguns com carinho.

Tenho alguns guardados até hoje e desejo um dia transcrevê-los para o formato digital. 

Livros de Romances produção caseira Autora Li Mendi
Livros de Romances produção caseira Autora Li Mendi

O primeiro blog

Por volta do ano de 2000 eu criei meu primeiro blog e comecei a publicar e receber os comentários de leitores do mundo todo. O processo solitário começou a ser dividido com centenas de pessoas.

Meu primeiro livro online, Cada Casa um Caso, foi bem aceito e recebi pedidos para continuar. Então, não parei mais!

Hoje, já são mais de 30 histórias, mas não tenho como deixar de citar O amor está no quarto ao lado, que foi a maior sensação entre elas.

Recebi dezenas de e-mails, mensagens pelas redes sociais, pedindo para publicar o livro. Por isso, em busca de atender aos meus leitores queridos, e também realizar um sonho pessoal, consegui fazer uma versão impressa. Depois dele, a família de livros só cresceu.

Escrever, minha grande missão

“Escrever é um processo contínuo, é uma forma de não viver em preto e branco. E não é apenas a minha vida que ganha cor, mas a de muitas outras pessoas que esperam todo dia uma nova história.”

Autora Li Mendi Escritora de Romances na Amazon

Carinho com o público

Converso muito nas redes sociais com meus queridos leitores, principalmente no Facebook, onde rolam enquetes para decidir desde o nome de um personagem, até o que acontecerá no rumo do enredo. É uma escrita colaborativa e muito divertida. Inegavelmente, isso gera muitas expectativas. Como diz  o Pequeno Príncipe: “Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas”.

No entanto, não escrevo por likes, curtidas, compartilhamentos, rankings da Amazon, estrelinhas no Wattpad ou seja lá qual for o reconhecimento gamificado social. 

Se assim o fizesse, eu deixaria a essência do meu trabalho se balizar pelas modinhas, pelo roteiro feito, pela visão enlatada de uma novela digital. Não seria autoral, seria algo encomendado apenas.

MEU REAL MOTIVO DE CRIAÇÃO

Eu escrevo porque três horas da manhã, às vezes, vou ao banheiro e os personagens não param de conversar em minha cabeça. Escrevo porque tem dias que cinco horas da manhã preciso ligar o computador para registrar o turbilhão de pensamentos e diálogos que saem como vulcão do meu cérebro.

Escrevo porque escrever é tudo o que sei de coração. Sei muitas coisas profissionais pelo raciocínio, mas escrever é meu coração batendo na pancada de cada letra no teclado.

É uma necessidade de criar personagens complexos que vivem comigo durante um bom tempo. Parece que se passam cenas na minha frente como se eu estivesse assistindo a um filme e ninguém pudesse quebrar essa bolha.

Processo Criativo

Depois da história pronta, ela pode acabar tocando outros corações, fazendo sucesso ou simplesmente tocando uma ou outra pessoa. Mas ela existe primeiro para me fazer viva. Quando eu acabo, é como se morresse um pouco, conforme diz Clarice Lispector, autora com quem muito me identifico quando declara sua morte entre um livro e outro. Lembro de uma entrevista em que perguntam se ela era profissional e a mesma diz que não se via assim.

Olho para o que faço e penso que também não quero ser perfeita ou esperar de mim que uma história me traga reconhecimento, porque isso é pesado demais. É natural do ser humano sentir desejo pelos louros. Mesmo assim, procuro focar no meu encontro íntimo com os meus personagens e isso é a minha força motriz.

Às vezes, caímos na tentação do orgulho e ele nos afasta da humildade que é se inclinar diante de uma mesa e deixar o personagem falar em meus ouvidos o que quer dizer.

Não é possível ouvir direito o que desejam contar se estou preocupada no formato e na forma de vender o livro enquanto crio. Essa é uma fase posterior. Se isso acontece, me afasto uns meses e tiro um tempo para ler e ficar comigo mesma.

Não fico muito tempo sozinha, porque logo penso que algum pequeno fato do cotidiano podem virar uma história e já quero criá-la.

Onde tudo acontece

De modo geral as histórias nascem no meu pequeno escritório em um apartamento do Rio, onde moro com meu amado marido. Mas, também leio e-mail e uso muito as redes sociais pelo meu celular enquanto estou na rua ou em um momento de break durante o dia de trabalho frenético como publicitária e mentora dos meus alunos dos cursos de literatura.

Em 2020-2021 fiquei morando fora do Brasil, em um país chamado Chipre, e lá não parei de escrever, aproveitando cada café, hotel ou cantinho para plugar o PC!

Essa foto foi de uma transição entre o meu apê e a viagem para morar fora. Estou sempre carregando meu trabalho comigo.

Como os cursos e mentorias começaram

Eu aprendi muito com meus erros e acertos e sempre gostei de estudar, fazer cursos e conhecer pessoas que tiveram sucesso no empreendedorismo. 

Em 2020, me desliguei de uma grande empresa onde trabalhei por 12 anos para morar fora, e comecei a  participar de duas mentorias sobre Estratégia Digital.

Ao final, eu estava certa do que queria. Então, lancei minha empresa de Conteúdo Digital e me tornei empresária para produzir e lançar meus produtos.

Eu queria muito poder ensinar, dividir e compartilhar tudo que aprendi de um jeito leve, descontraído e digital. Então, comecei com meus cursos e mentorias focadas no público que deseja lançar produtos e serviços na Internet e trabalhar sua marca nesse meio.

Com coragem, frio na barriga e tomando todos os riscos, mergulhei com paixão.

Você pode conhecer meu trabalho e depoimentos aqui no site!

Enviar uma mensagem
1
Escanear o código
Olá 👋
Como posso te ajudar? Escreve aqui para mim que eu em breve entro em contato para te responder.