Dia a Dia da Autora Li Mendi

Canva: editor de imagem pode perder qualidade, foto do post pode ficar embaçada e desfocada

A proposta da ferramenta do Canva, que também há na forma de aplicativo, é fazer imagens rápidas e bonitas para postar nas redes sociais em diversos formatos. Com templates prontos de diversos temas e ferramentas gratuitas bem interessantes, ele já pega quem não tem photoshop e quer fazer algo bonito e em conta.

Ainda na versão gratuita, eu enfrentei o problema de ter imagens que perdiam a resolução e leitura dos textos quando postava no meu feed do Instagram e Facebook. Li que essa aparência de fotos embaçadas ou desfocadas seria porque as redes sociais comprimiam as imagens.

Então, porque esse aspecto de desfocado e sem leitura não acontecia nas minhas fotos naturais sem texto?

Reclamei com o Canva diretamente, pois comecei a pagar a versão pro e não considerava aceitável ter uma aparência amadora no meu feed. Queria algo bem profissional e não estava conseguindo, mesmo desembolsando 26,90 reais por mês.

Eles me responderam que eu deveria usar o formato PNG com dimensões 1080 x 1080px e que isso garantiria a melhora. Fiz isso e nada mudou.

canva perde qualidade da imagem embaçada e desfocada
Dimensões de Instagram em 2020:

Avatar: 180 x 180 pixels
Imagem quadrada: 1080 x 1080 pixels
Imagem vertical: 1080 x 1350 pixels
Imagem horizontal: 1080 x 566 pixels
Stories: 1080 x 1920 pixels

Veja a primeira imagem rosa que arquivei depois de postar por ter essa qualidade. Não é possível ler o que está escrito.

canva perde qualidade da imagem embaçada e desfocada

Curiosamente, quando clico na imagem no meu feed, ela leva um segundo para carregar e fica nítida. É como se a imagem fosse “montada” naquela hora e não fosse estática.

 

O mais estranho é que há imagens que ficam com boa resolução e outras péssimas como essa.

Já tentei encontrar um padrão. Percebi que textos muito pequenos ficam assim. Além disso, quando escolhemos um título pronto sugerido e o usamos, costuma também dar esse problema.

Textos grandes parecem funcionar um pouco melhor.

Já encontrei na web recomendações para printar a imagem e postar. Outro disse que era para eu abrir a imagem no site do Canva, clicar com o botão direito e fazer download. Enfim, cada um com sua gambiarra.

Mas eu fico pensando por que cobrar uma anuidade de quase 350 reais para dar algo embaçado e com perda de qualidade?

Escrevi mais uma vez para o Canva através do Google Play muito chateada e eis que me responderam:

“Obrigado por nos contactar, Eliane. Lamentamos que seu design tenha ficado embaçado. Verifique este link por possíveis motivos. Também recomendamos que você mantenha seu aplicativo atualizado para obter todas as suas funcionalidades. Para outras preocupações, visite – canva.me/android. Obrigado pela sua paciência.” – Karen

 

canva perde qualidade da imagem embaçada e desfocada google play

 

Resolvi clicar no link oferecido, o texto é inglês. Vamos a uma tradução livre aqui:

Downloads embaçados no seu aplicativo para dispositivos móveis
Obrigado por nos informar que você está tendo problemas com imagens borradas.
Existem várias razões pelas quais seu design pode parecer embaçado quando baixado. Verifique os possíveis motivos abaixo:
1. Certifique-se de que as imagens carregadas que você deseja usar em seu design tenham alta resolução para que as imagens não apareçam pixelizadas e o texto não fique confuso.
2. Escolha o formato de arquivo mais baixado para o seu design, com base no objetivo. Use PNG e JPG para projetos on-line e PDF para os desenhos que você deseja imprimir.
3. Lembre-se de que sites de mídia social como o Facebook e o Twitter compactam imagens carregadas em seus sites. Leve isso em consideração ao verificar seus designs enviados nesses sites. Essa também é outra razão pela qual você deve seguir o número 1.
4. Faça o download do design no formato de arquivo exigido pelas ferramentas de impressão online que você planeja usar.
5. Verifique se o seu design possui filtros que podem contribuir para o embaçamento na versão baixada e edite conforme necessário.
6. Lembre-se de que a tela do seu dispositivo também pode afetar a aparência do seu design. Se o seu dispositivo tiver uma tela retina (telas com um número muito maior de pixels do que uma tela normal), seu design poderá ser mais claro no monitor do que na versão impressa real.
7. Faça o download de um design “pesado” por página, se necessário. Projetos pesados às vezes não são exportados corretamente, resultando em um arquivo baixado embaçado. Um design pode ser considerado “pesado” quando você tem várias páginas com vários elementos. Confira este artigo: Baixe páginas no intervalo.
Se nenhuma das soluções alternativas acima ajudar, envie-nos um relatório através deste formulário para que um de nossos especialistas possa entrar em contato com você por e-mail para obter mais assistência.
Adicione seus detalhes e seja notificado quando esse problema for atualizado.

Nenhuma das opções acima foram um problema para mim. Vejam que não usei nada pesado, só um fundo com um textinho leve.

No dia 15/3/20:

Hi Eliane,
Thank you for your message and for using Canva.
Your design appears blurry once uploaded to social media sites because these sites use their very own image compression tool to deal with larger image files. To make sure your photos and graphics stay looking crisp and clean, always make sure to upload the max image size recommended for each network, and no more. Here’s a quick list:

LinkedIn to 3000px
Facebook to 2048px
Instagram to 1080px
Twitter to 1024px
Pinterest to 736px

Canva Pro subscribers, on the other hand, can resize their existing design using the custom dimensions feature, which is found by clicking File > Change Dimension > Custom Dimensions inside the Canva editor. Free users can create recreate their designs with the new dimensions by clicking on the Use Custom Dimensions button on the home page.

I hope this helps! Please let me know if I can be of any more assistance.
Cheers,
Nea
Canva Support Team

 

Continuou sem ajudar, porque uso a imagem de mais alta resolução do Instagram e não resolve. A imagem fica distorcida no modo do feed. Decidi não usar mais na primeira imagem, só na galeria.

 

O que fiz para resolver a imagem do Canva que perde qualidade?

Decidi usar o mínimo possível e vou tentar só colocar fotos minhas.

Ainda bem que a geração Tik Tok ou geração Z valoriza cada vez mais o Real Life.

E menos edições que parecem propaganda e folheto de produto.

Vou passar agora a adotar uma linha mais real, menos montagens e menos texto.

Privilegiar também os vídeos mais naturais.

Fico muito triste, porque tem horas que precisamos do recurso e infelizmente meu investimento na anuidade não valeu muito.
Aguardo ansiosa que o Canva consiga melhorar isso, pois a proposta é muito boa!

Se você também passa por isso, conta aqui para mim e me diz se já descobriu o que acontece e o que fez para resolver.

Me segue lá no instagram! @autoralimendi

38 respostas
  1. Neto
    Neto says:

    Olá, tive o mesmo problema e estava a procura de soluções e acabei por aqui. Eu consegui resolver com a ajuda de um amigo de TI. Ele me explicou que a medida que eu estava utilizando é em pixel (px), portanto, medida de qualidade e não de tamanho. Então quanto maior a medida em px (de acordo com as dimensões do seu arquivo), maior a qualidade e consequentemente o tamanho da imagem. Se for um post para Instagram, por exemplo, pode usar a medida 3124 px X 3124 px e salvar em PNG que a imagem fica com uma qualidade muito boa. Espero ter ajudado.

    Responder
    • Li Mendi
      Li Mendi says:

      A questão é que se o seu celular for android, pode usar o maior PX possível, o instagram vai diminuir sua imagem para que todos os celular android, até o mais simples, possam carregar bem. A questão não é bem o Canva, pelo que me parece, mas a compressão automática dos aplicativos. Bem foi o que entendi com algumas pessoas que conversei. Parece que com Iphone é melhor, porque a maioria dos aparelhos com sistema ios já tem uma resolução boa de recepção qnd a img baixa. Enfim, é tenso. Possa estar errada no entendimento, mas o fato mais importante é que também não consegui solucionar muito ainda.

      Responder
    • Li Mendi
      Li Mendi says:

      Não. O Insta diminui a qualidade das imagens. Então, eu acho que tem mais a ver com o próprio insta que o canva…
      Agora eu começo a desconfiar se isso tem a ver com o meu cel ser android e não Iphone… Pq ele tende a comprimir tudo é android.
      Bateu essa ideia agora.

      Responder
  2. Marcílio
    Marcílio says:

    Galera eu consegui dar uma pequena melhorando usando uma dica muito simples:

    Eu faço a arte com a resolução dobrada!

    Tipo assim:
    Feed: Invés de 1080 x 1080 eu uso 2160 x 2160
    Story: Invés de 1080 x 1920 eu uso 2160 x 3840

    Se te ajudou da uma força no meu IG: @marciliokadoshi

    Abraço ae

    Responder
  3. Marilia
    Marilia says:

    Bom dia, pessoal!
    Sei que o assunto é triste, mas fiquei aliviada em saber que o problema não acontece apenas comigo. Contudo, não sei se foi o caso de vocês, mas o que eu estranho é que este problema passou a acontecer de uns tempos para cá. Estou produzindo uma série de 15 videoaulas e por isso consigo perceber o surgimento do problema. As artes que fiz no Canvas (no máximo eu pego um ou outro elemento das artes disponibilizadas, mas em geral crio as minhas próprias, usando as imagens do banco de dados) para as 6 primeiras videoaulas baixavam legal, com excelente qualidade. De repente, sem que eu tivesse feito nada de diferente, começaram a baixar apenas em 720p, nunca mais em 1080 ou 4k. Já reclamei diversas vezes e não obtive resposta.

    Responder
  4. Nicolas
    Nicolas says:

    É impressionante! Segundo app de design que eu compro a versão pro e ele me entrega um serviço medíocre…

    O PicsArt entregava as imagens PERFEITAS 😍👏👏

    Mas em compensação, travava, fechava sozinho e dava tela azul (com direito ao código em Java na minha cara). E o PicsArt não tem muitas funcionalidades que o Canva tem.

    Vou incomodar a equipe e enche-los de e-mail reclamando 😂😂😈 Paguei, quero regalias e um trabalho profissional. Sou cliente especial 😏

    Responder
    • Li Mendi
      Li Mendi says:

      Oi. Eu também mando muitos e-mails, como comentei no post. Eu comprei o Picsart para fazer banners para os meus livros e estou amando. Mas para minhas aulas, posts do insta em geral, uso o canva. Então, vamos com o que temos né? QQ novidade, manda para a gente aqui.

      Responder
  5. Lary
    Lary says:

    Também passo pela mesma situação.
    A “gambiarra” que faço é compartilhar e salvar no snap e depois eu baixo para a galeria… As vezes fica embaçada a imagem logo após eu terminar, tenho que esperar um tempo pro Canva salvar o meu design e após isso compartilho pro snap de novo e a imagem aparece normal.
    Também recomendo usarem uma imagem com mais pixels equivalente ao formato que vc quiser utilizar.
    Mas as vezes nem isso não adianta, se virar a caixa de texto na vertical fica embaçada e tbm textos pequenos.
    As dicas acima foram para, assim como eu, pessoas que no momento não tem como recorrer a apps pagos ou tbm difíceis de se trabalhar.

    Responder
  6. Luana Flores da Silva
    Luana Flores da Silva says:

    Estou tendo o mesmo problema com os stories. Toda a vez que crio um storie nas dimensões corretas em animação ou vídeo, na hora de postar perde toda a qualidade. Muito chato isso, pois também tenho a versão pro e não sei mais o que fazer.

    Responder
  7. Letícia
    Letícia says:

    Sim acontece comigo, eu montei em uma página o que chamam de mosaico feed, e logo depois que iria colocar esse arquivo no grids e iria cortar certinho fazendo cada parte de uma folha se tornar um quadrado diferente, mas perdeu a qualidade total! Estou pensando em usar o Photoshop mesmo

    Responder
    • Li Mendi
      Li Mendi says:

      Verdade, tudo que passamos pro Insta fica com qualidade embaçada um pouco. Eu continuo usando porque não domino o photoshop. Renovei esse ano. Mas foco mais no conteúdo do que ficar em neura com a precisão da imagem. Pense que as pessoas veem o conteúdo lá no feed delas. E no feed de notícias até que fica com uma boa qualidade…

      Responder
      • Patricia
        Patricia says:

        Seu artigo foi o único que encontrei sobre isso!
        Eu tava fazendo um logo simples (com texto) pra minha lojinha pra postar no instagram – na foto de perfil – e tentei vária formatos e, até, ao invés de pixels, colocar 10x10cm (pensei “bom, 10x10cm é bem grande para o q eu precisava, então não teria como ficar ruim). Mas não deu certo também!
        Era pra ser um fundo chapado azul turquesa, letras em branco e só uma imagenzinha ao lado. Fica borrado o fundo! Cheguei a pensar q era por ser chapado.
        A solução foi trocar a cor do fundo por branco e a letra pra turquesa… Fazer o quê?!

        Responder
  8. saul cunha
    saul cunha says:

    Estou montando meu TFG em Arquitetura e estou passando pelo mesmo sufoco, o mais estranho, é que na tela, na prancha, a imagem está perfeita, Porém quando vou baixar a prancha, algumas imagens ficam borradas, assim como vocês relatam, não consigo entender.
    Esta montando uma prancha e fiz um teste, a qualidade saiu ótima, porém fui acrescentar outra imagem e já perdeu qualidade.

    Responder
    • Li Mendi
      Li Mendi says:

      Saul, o mais importante não é achar que foi um erro seu, senão, vai pirar de tanto refazer. É uma questão entre o Canva e o Instagram. Eu reparei uma coisa, que quando não coloco na resolução 3x, mas em 1,5x lá no tamanho da imagem no Canva, na hora que o Instagram comprime, fica um pouquinho mais aceitável… É chato isso, né? A gente pensa na imagem, tira uma foto bacana e depois fica parecendo super amador no feed. No entanto, na timeline da pessoa que vai ver ficará bom. E é assim que a maioria das pessoas irão consumir seu conteúdo. Foque nisso e gaste sua energia nisso, beleza? É o que levo para mim.

      Responder
  9. Oscar
    Oscar says:

    Consegui aqui clicando na opção “Fazer uma cópia”… não sei o que acontece mais ele atualizou o arquivo com a resolução correta… depois é só apagar a copia.

    Responder
  10. Liliane Jardim
    Liliane Jardim says:

    Nossa, hoje aconteceu comigo, porém minha versão é grátis. Na galeria do celular ta perfeito, quando postei perdeu total a qualidade. E é igual você disse, algumas saem perfeitas e outras não. Fazer o que, ter paciência.

    Responder
    • Li Mendi
      Li Mendi says:

      Exatamente. A gente faz uma montagem linda, aí posta e no feed fica muito, mas muito ruim mesmo. Dá até uma tristeza. Pagamos tão caro a licença anual para isso. Eu mesma não encontrei solução. Mas vamos seguir fazendo um bom conteúdo.

      Responder
  11. Anna
    Anna says:

    Olá, está acontecendo exatamente a mesma coisa comigo. Eu já mandei recado tanto no Support como no app mesmo e não recebi nenhuma resposta. Meus designs estão ficando feios para postar, e ainda por cima o insta não me deixa fazer patrocínios e diz que é porque a imagem está com baixa qualidade. Sinceramente não sei o que fazer… Eu uso o canva a quase 2 anos, e antes não dava nenhum problema. E além desse problema citado, também anda dando uns bugs em alguns pngs que eu tenho usado. E é apenas com alguns, outros ficam normais, e o mesmo com a baixa qualidade ao salvar. E tirando print da tela fica ruim a qualidade também, daí ñ fica nada profissional, e eu trabalho com isso… Você tem alguma atualização sobre o assunto? Obrigada e Prazer Anna 😊

    Responder
    • Li Mendi
      Li Mendi says:

      Oi, Ana, como falei no post, já mandei vários e-mails pro Canva. O que uma amiga me falou é: tente não salvar na resolução máxima, aquela “3x”. Senão, ela fica em alta e o instagram comprime e aí fica o Óh! Aff. dá uma olhada no meu feed @autoralimendi Postei umas montagens lindas quando você abre, mas no feed, fico triste pq ficam bem ruins! Parece que não é um trabalho profissional, mas é. A gente pensa nas cores, no texto, em tudo, aí fica péssimo depois quando publica. Dá uma frustração, não é?!

      Responder

Deixe uma resposta

Quer fazer um comentário?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *