Vila dos Autores da nova geração de criativos brasileiros

No último sábado e domingo (6 e 7 de Dez/14) deu praia com um sol #pegueofiltrosolar! Mas, o destino do mar não foi o point para diversos autores jovens e adultos, que trocaram as areias das praias do Rio por um fim de semana literário. Todos estavam empolgados para mostrar seus livros de poesias, contos e romances para o público visitante do evento Vila dos Autores, idealizado e promovido pela famosa escritora Lycia Barros.

Mala cheia de livros, banner de baixo do braço e make up segurando bem aquele calor todo, fui para feira ansiosa pra chegar ao meu espaço. É hora, então, de arrumar tudo. Como abre mesmo esse suporte metálico de banner? Coloco de cabeça pra baixo e pra cima. Aff! Sinto que só alguém da NASA é capaz de abrir esses pés de nave espacial que aterra em Marte. Ok, ufaaa, consegui sem estragar o vestido!

Coração batendo em ritmo de maratona, frio na barriga como em começo de namoro e a porta foi aberta ao público no espaço Amo Rio 2, na Barra da Tijuca. Recebi sem cerimônias e com abraço de “finalmente nos conhecemos” tantos leitores que eram até então virtuais para mim. Para outros tive o prazer de dizer “Tudo bem? Eu tenho esses livros aqui e mais um monte de outros que pode ler no meu site ou no Widbook e Wattpad. Você conhece os app?” Assim, começava um papo que ia além das vendas. Foi uma troca de energia e de afinidades literárias. Essa é a vibe comum do público livroholic.

Foi um carinho à primeira vista entre os autores assim que chegamos. Cada um contou para os demais sobre seu trabalho e rapidinho estávamos nos incluindo no Face, Insta e Twitter. Uma vez que conhecia agora o perfil do trabalho de cada um, eu podia indicar para quem me visitava a obra do colega. “Olha, você pode se interessar por aquele livro ali de romance também da V.M Macedo. Eu já comprei o meu!”.

E que emoção, festa e comemoração eram os momentos dos sorteios de livros! Olha que surpresa: uma blogueira literária ganhou meu livro e batemos um longo papo sobre literatura e oportunidades de parceria. Um livro conectou duas pessoas! Isso é mágico!

Sabe quando você corre num campeonato e nem sente o cansaço, parece anestesiada de tanta adrenalina?! Foi assim. A hora voava mais rápido do que desejávamos.

Pra mim, o ponto alto foi a palestra da Tammy Luciano, divertidíssima, talentosa e que nos deu diversas dicas de como se promover nas redes, o que se deve evitar, como foi que ela conseguiu chegar ao tremendo sucesso do seu momento atual de carreira. E, depois, acredite, falou com cada autor e quis saber dos seus livros. Humildade e simpatia de esbanjar, gente!

Se você escreve como eu no Widbook/Wattpad ou seu Blog e já teve a oportunidade de publicar deve saber como é difícil conseguir espaço em eventos literários e aumentar seu público fiel comprador. E o que mais aprendi é que o trabalho de formiguinha é contagiante. Então, se concentre em fazer o melhor livro que puder e não tenha receio de se promover de forma inteligente e atrativa, porque as redes sociais democratizaram a divulgação dos novos talentos.

Na feira, expus meus dois livros que estão aqui no site em PDF ou no Widbook e Wattpad: a versão original e reeditada do “O Amor está no Quarto ao Lado” (Ed Outras Letras) e “Alma Gêmea por Acaso”. Além disso, apresentei as outras duas obras que só tenho na versão física: “A Verdadeira Bela” e “Coração de Pelúcia”.

Acredite no seu sonho, una suas forças com a de outros autores e não ache que é impossível. Muitas vezes é preciso virar as noites escrevendo, lidar com críticas ácidas e sem cuidado de quem mal leu dois capítulos do seu livro e levar vários nãos ou nunca ter uma resposta para aquele e-mail que enviou. Pode ser no primeiro ou segundo livro, mas, a chance aparece pra quem se esforça sem desistir. Foi assim comigo e, mesmo depois de trabalhar com uma editora, eu continuo produzindo online e presenteando o meu público com capítulos semanais porque os amo demais.

Sabe a medida do tamanho do meu amor por meus leitores? O tamanho de algo muito valioso hoje pra mim: o tempo. Quase todas as minhas horas vagas são pra escrever, responder, interagir e encontrá-los. É assim também com você?

Ser escritor é como signo, data de aniversário, pinta ou cor dos olhos, nasce com você e é algo que faz parte da sua existência.

13 respostas
    • Li Mendi
      Li Mendi says:

      Carol, sei que é difícil. Mas, tenta seguir minhas dicas e procurar um gastro. Sabe o que me ajudou? Eliminar o estresse. Passei a meditar e diminuir o ritmo de trabalho. Deu resultados!

      Responder
  1. Kayanne Christie
    Kayanne Christie says:

    7 minutos atrásVocê sabe me explicar como edita um cap já publicado?? Eu por exemplo, publiquei, mas percebi que uma parte do cap estava faltando, escrevi o q faltava, mas parece q na biblioteca dos leitores não há essa alteração.

    Responder
    • limendi
      limendi says:

      Kayanne. Se você editou e não está aparecendo para seus leitores a alteração, veja se não funciona deletar o capítulo e publicá-lo todo novamente? Vc deve perder os comentários, mas, acho que poderia ser melhor que ficar com uma parte faltando. Pode ser um bug do sistema.

      Responder
  2. Bia
    Bia says:

    Lindo o seu desabafo, amiga! Eu nao sabia que voce tinha se sentido tao assim nesses tempos…voce se expressa muito bem escrevendo. Pude sentir um pouquinho da sua agonia e espero que essa borboleta de asas mais fortes fique cada dia mais livre e melhor! Um super beijo da sua amiga do coração, Bia.

    Responder
  3. Malu_costa_reis
    Malu_costa_reis says:

    Eu não consigo mais postar novos capitulos no meu livro pq aparece ou reenviar o email ou alterar o email já tentei os dois mais ainda não concigo postar novos capítulos pq ???????? Me ajude isso e urgente obg

    Responder
  4. manuella
    manuella says:

    Amei seu tutorial! e amo suas historias! Estou postando meu primeiro livro e queria saber como mudar a foto do meu livro. Voce poderia me ajudar?

    bjinho e obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

Quer fazer um comentário?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *