Mulher romances femininos

Bijuteria esverdeada: como limpar e evitar escurecer

Bijuteria esverdeada? Saiba como lavar com Vanish em pó e pasta de dente para ficarem brilhando como se estivessem novinhas! Importante: não é para fazer isso sempre, mas quando estiver naquele ponto que você não quer usar mais ou deseja doar porque não sabe o que fazer, ok? Bijuteria NÃO DEVE pegar umidade! Mas se está na hora do tratamento de CHOQUE como último caso, então, está valendo essa tentativa!

Eu resolvi testar como trazer o branco da roupa para minhas pérolas esverdeadas das bijus! Então, testei essa misturinha que compartilho com vocês. Serviu também para brincos, colares e pulseiras que tinham escurecido.

Esse escurecimento da bijuteria ocorre por conta da oxidação do material em contato com a pele.

Você vai precisar para a misturinha mágica para tirar o verde e escuridão da sua bijuteria:

  • 1 colher de sopa de Vanish em pó;
  • 1 xícara de água quente;
  • 1 colher de chá de chá de pasta de dente;
  • 1 colher de chá de sabão neutro ou em pó;

Como limpar Bijuteria Esverdeada com Vanish em póComo limpar Bijuteria Esverdeada com pasta de denteComo limpar Bijuteria Esverdeada com sabão em pó

Para fazer esse processo de fada madrinha nas sua bijuterias, separe também:

      • 1 pote que não use muito, como de sorvete;
      • Luvas plásticas;
      • 1 escova de dentes que não use mais;
      • 1 toalha limpa de rosto ou um paninho limpo;
      • Secador de cabelo (se não tiver, você pode secar no sol como fiz!).

Como limpar Bijuteria Esverdeada Como limpar Bijuteria Esverdeada Como limpar Bijuteria Esverdeada com luvas descartáveisComo limpar Bijuteria Esverdeada com escova de dentes

Passo a Passo do Tutorial para como tirar o verde das suas bijuterias e semi-joias:

      1. Coloque no potinho a água quente e os ingredientes que listei acima.
      2. Misture um pouco com a ajuda da escovinha.
      3. Mergulhe as bijus dentro e mexa para fazer uma espuma e diluir a pasta de dente.
      4. Deixe agir por 15 minutos.
      5. Coloque as luvas e com a ajuda da escovinha e escove delicadamente cada peça.
      6. Separe as peças em um outro recipiente ou prato conforme fizer o processo;
      7. Jogue o líquido da misturinha fora e coloque as peças no pote;
      8. Enxague em água corrente e lave todos brincos, pulseiras e cordões até ficarem sem nenhum resíduo.
      9. Deixe secar sobre uma toalha no sol ou use o secador.
      10. Faça o polimento com um pano seco ou flanela.
      11. Prontinho, agora é só guardar!

Como evitar que sua bijuteria escureça no seu dia-a-dia:

      • Evite usar bijuterias para trabalhos domésticos que usem produtos químicos;
      • Não passe perfume, hidratante ou filtro solar sobre as bijuterias;
      • Não tome banho com bijuterias;
      • Não deixe a bijuteria no banheiro ou em ambientes úmidos!
      • Não mergulhe no mar com sua bijuteria;
      • Não deixe tinta de cabelo e produtos similares encostarem na sua biju quando for ao salão fazer um tratamento ou quando fizer em casa sua coloração;
      • Use giz de cera na caixinha das bijuterias para reter a umidade;
      • Separe as bijus em caixas com divisória e evite que elas se choquem para não arranhar, nem emaranhar.
      • Use uma fina camada de base de unha sobre a bijuteria (essa eu li, mas nunca fiz!)

Já que estamos falando de bijuterias, comecei a ler sobre os materiais de que são feitos e se fazem mal a saúde.

Bijuterias baratas contém metais pesados prejudiciais a saúde

Segundo o site Engenheiro de Materiais: “O grande problema dessas peças é que para ter um preço tão mais baixo que as outras são utilizados metais como o cádmio e o chumbo, que são utilizados por serem bem maleáveis e brilhantes. A tonelada de uma liga de zinco com pouquíssima concentração desses metais custa em média 4 dólares (post de 2015), porém se ela possuir alta concentração o seu preço cairá para a metade. Esses materiais são altamente tóxicos e podem ajudar no desenvolvimento de câncer de mama, problemas cardiovasculares e pulmonares, além de fazerem com que os rins parem de funcionar, prejudicarem o desenvolvimento do cérebro de crianças e também fazerem com que os nossos ossos percam densidade, tornando-os mais susceptíveis à fratura. A toxicidade é proveniente da maior reatividade em reações bioquímicas, substituindo outros materiais como zinco, cálcio e ferro. Por exemplo, há a interferência do metal nas proteínas que fazem com que certos genes desliguem ou liguem, deslocando outros metais na molécula. Então a forma da proteína é alterada de modo que ela não vai desempenhar a sua função.” (Fonte)

Ainda sobre o material das Bijus: “Em geral, ele é revestido com um banho metálico que protege essa migração, mas quando o banho não é de boa qualidade, e isso acontece nessas joias mais baratas, ele se decompõe facilmente com o próprio suor, com a acidez do suor e faz com que o cádmio ou o chumbo migrem para o organismo humano aí ele tem efeito acumulativos podendo provocar doenças renais, no sistema nervoso central, doenças hepáticas. Esse é o risco dele”, alerta diretor de avaliação do Inmetro Alfredo Lobo. (Fonte)

As peças vê em geral da Ásia e usam metais pesados para baratear os custos. São substâncias tóxicas que oferecem riscos ao meio ambiente e à saúde.  Segundo o Bom Dia Brasil, “pesquisa feita pelo Inmetro em joias e bijuterias no país revelou a concentração de metais pesados como chumbo e cádmio em até 60 vezes acima dos níveis permitidos na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil até hoje não há regulamentação sobre isso.”

Lendo tudo isso fiquei preocupada e pensei em quantas vezes já usei diversas peças baratas assim. Mas também me pergunto como conseguir comprar tudo de ouro e prata se tem alto custo? Além disso, como usar peças verdadeiras no Rio de Janeiro cheio de assalto?

Acredito que vale investir as economias em semi-jóias (mesmo assim fico com minhas dúvidas) e em algumas peças de ouro, se for possível para o seu bolso, claro!

Agora, não para por aí. Maquiagens falsificadas e de empresas que não sofreram fiscalização também podem fazer mal à saúde! Fique ligado. “De acordo com os números da Receita Federal, o risco vem aumentando nas ruas do país. Em 2014, foram apreendidos pouco mais de R$ 25 milhões em produtos de higiene e beleza. Em 2015, foram R$ 28 milhões, um aumento de 11% Em São Paulo só nessa semana, foram destruídas 7,5 toneladas, principalmente de perfumes e maquiagens. Ou, na verdade, produtos que diziam ser perfumes e maquiagens, porque vai saber o que tinha lá dentro.” (Fonte)

Gostou do post? Conheça meus livros e romances aqui no meu site e curta essa leitura! Agora me conte nos comentários aqui embaixo o que achou do post e se foi útil para você!

Leia Mais:
What Makes Lead Poisonous?
Joias e bijuterias têm metais pesados até 60 vezes acima do permitido

Nota: Nenhum produto deste post foi citado por incentivo de patrocínio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer fazer um comentário?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *